quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Amigos Pra Cachorro

Estava aqui na varanda de casa observando minha cadela de nome Pitita e comecei a divagar .... Impressionante como nossos cachorros são amigos, leais, nos dedicam um sentimento de amor incondicional. Não importa se estamos bonitos ou feios, ricos ou pobres, malcheirosos ou não , eles sempre nos acompanham com aquelas caras tão amigáveis como se dissessem " estamos aqui".
Como nos contagiam com seu carinho e alegria, algumas vezes estou no sofá e lá vem ela, a Pitita, com a bolinha na boca pra brincar ; sem contar quando resolve brincar de correr pela casa inteira. Não é à toa que eles são tão importantes para nossa afetividade. Aprendemos a ser mais dóceis, alegres , leves e as crianças a cuidar, a amizade , a lealdade.
Por isso temos responsabilidade de cuidar de nossos animais com zelo, respeito e carinho. Eles não são brinquedinhos que quando se enjoa ou se quer viajar "joga-se fora" e abandona nas ruas. Eles são seres vivos, nossos companheiros e devemos ter todo comprometimento quando decidimos conviver e tê-los em nossa casa, convivendo conosco e nossa família.
Todos os animais tem muito o que ensinar aos seres humanos, basta observá-los.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Calor Infernal

Esse mês de fevereiro o Rio de Janeiro foi considerado a segunda cidade mais quente do mundo perdendo para a cidade de Ada em Gana, África. Uma Loucura! A Sensação térmica é de 46, 47 graus .. De acordo com o INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) esse até agora é o mês de Fevereiro mais quente dos últimos 50 anos! E ainda por cima parece que há um buraco na camada de ozônio acima das nossas cabeças.
Quem acorda bem cedo pode reparar quando o sol desponta lá na linha do horizonte aquela mancha vermelha, como labaredas ...
Então vamos ter mais cuidado com nossa saúde, nossos hábitos alimentares e diários.
Crianças e idosos são os mais vulneraveis nesse calor correndo o risco de desidratação.
É importante uma hidratação oral abundante com água, sucos de frutas, água de coco que também é rica em potássio. Comer bastante frutas, por exemplo a melancia tem alto teor de água. Procurar c fazer refeições nos horários adequados respeitando o intervalo, quando possível de 4 / 4 horas. Façam refeições leves e evitem pratos quentes dando preferencia a verduras, legumes, grãos e peixe. Levem frutas, sucos, iogurte para o trabalho e tenham sempre uma garrafa de água próximo.
Principalmente os idosos e crianças devem evitar ficar expostos ao sol por muito tempo. Usar chapéus, bonés, protetores solares, enfim se proteger da melhor maneira possível.
É aconselhável que pessoas portadoras de doenças cronicas como a Hipertensão arterial, Doenças renais cronicas e diabetes sejam orientados por um nutricionista.
O melhor horário para ir a praia e fazer caminhadas é até 9 horas da manhã e após 17 horas.
Enfim ... Vamos nos cuidar para enfrentar esse calor infernal da melhor forma possivel.

Campo de Flores

Anseio por um momento de trégua
Em que possa retirar minha armadura
E repousar minha espada .
Ser, simplesmente, eu mesma.
E assim com os pés descalços
Absorver toda a firmeza da terra.
Ter a liberdade de deitar e rolar
E sentir como é maravilhoso ...
Olhar o céu, mirrar o horizonte
E a beleza das estrelas.
O vento acariciando meu corpo,
Observar as flores, tocá-las
E perceber aromas diversos.
Permanecer assim ... em sintonia com o universo
E os elementos da natureza.
Está guardado na lembrança
Esse tempo em que caminhava desarmada
E fora do campo de batalha.
Hoje apenas me conformo
Com momentos fugazes,
Mas plenos de paz
Onde me alimento de Amor
Através do templo interior.
Vislumbro o horizonte
Logo ali adiante.
Olho minha bússola
E sigo meu Norte.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Conversando com voces

Queridos Amigos, quero pedir desculpas pelo troca troca de textos, cores etc.
Estou tentando me entender com meu blog já que sou craque nisso!
Acho que daqui a 2 meses já estarei mais familiarizada.
Aproveito para escrever que as poesias postadas até aqui e mais 2 ou 3 que serão adiante foram todas escritas no segundo semestre de 2009.
E muitas fotos do site foram tiradas em Pirinópolis, Goiás.
Irei sinalizar adiante.
Obrigada , Adoro a visita de todos,
Uma linda semana para todos, PAZ, LUZ, beijos no coração, Paula.

Gaia, Mãe Terra

Planeta Terra,
Deusa Mãe Terra,
Gaia.
Tão cheia de vida
A quem todos nós dependemos
Como a uma mãe amorosa
Que nos protege e acalenta.
Linda, majestosa,
Planeta azul da Via Láctea
Fazendo sua trajetória
Rumo ao infinito
Cumprindo a rota
Traçada por nosso Pai
E sempre acompanhada de sua fiel escudeira
A lua, igualmente encantadora.
Mãe Terra abriga tanta diversidade
De organismos vivendo lado a lado
Seja animal, vegetal, mineral
E nós seres humanos
Energia feminina e masculina
Trabalhando em conjunto
Para o bem comum.
Em Harmonia? Equilíbrio?
Porque não respeitamos nossa mãe,
Tão querida, Gaia?
Que nos acolhe, alimenta e fornece
Todo o necessário para nossa existência.
O que estamos fazendo com nossa morada?
Em que momento perdeu-se
O Amor à nossa Terra
O que podemos fazer para ajudar nosso planeta?

Quatro Elementos

Vivo à deslumbrar um lugar de paz, luz
Onde possamos viver simplesmente
E que as pessoas sejam, todas, irmãs.
Que não haja guerras, misérias
E preconceitos de quaisquer espécie.
E que exista esperança e Amor em nossos corações.
Onde possa viver meu Amor inteiramente,
Simplesmente ... livre, sem medos
Mas sim com coragem
E alegria de quem sempre esteve a sua espera.
E assim que esse sentimento seja sol em nossas vidas
E irradie essa luz para todos.
Que esse Amor seja vida
Água, terra , fogo e ar.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Fotos de São Tomé das Letras

Estrada chegando à cidade, ao fundo, que parece coberta de neve mas são as pedreiras. Maravilhoso!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Igreja do Rosário

São Tomé das Letras

Ano passado, no mês de maio, estive com meu filho e um grupo de amigos em São Tomé das Letras. Iniciamos nossa busca por uma cidade acolhedora nesse tão misterioso e lindo lugarejo a 1400m acima do nível do mar , no Estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, rodeada apenas de outras montanhas. A sensação é que estávamos no topo do mundo , ao fechar os olhos e manter nossa mente vazia ...parecia que voávamos, maravilhoso.
Esse lugar tão único com tantas histórias de fadas , duendes e ETS nos chamou a atenção por ser bem alto , com uma temperatura agradável, distante mas nem tanto das grandes cidades, fica a 1 hora de São Lourenço, e também por seu apelo místico. Existe uma grande quantidade de energia naquele lugar devido, também, a uma pedreira de quartzito(acho que é isso mesmo!) tipo São Tomé e por isso chama-se pedra de São Tomé.
Algo mágico ocorre nesse lugar, parece que nos encontramos com nós mesmos . Como uma cebola que se descasca e fica apenas o seu núcleo, seu ser central, interior e verdadeiro. É como se passásemos na frente de um espelho e olhássemos pra nossa alma e encaramos nossas qualidades e defeitos também. Todos que vão até lá relatam essa mesma sensação.
Existe um antes e após São Tomé das Letras. Vale muito a pena conferir.
Na verdade nossa busca , de todo o grupo , é de um lugar para se viver em paz, com dignidade, que pratiquemos a sustentabilidade e vivamos em harmonia. Todos estamos trabalhando e empenhados nesse foco e São Tomé foi, providencialmente, o marco inicial porque abriu nossas mentes para muitas coisas e principalmente ao que diz respeito a exercitar nossa fé, ter simplicidade e desprendimento para podermos alcançar nosso objetivo.
Lá ficamos em contato com as montanhas, o céu, cachoeiras e nós mesmos. Seja qual for o local escolhido para iniciarmos esse novo ciclo em nossas vidas,; São Tomé das Letras é inesquecível.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Anormal no Carnaval, parte 2

Dos 8 aos 15 anos de idade costumava ir anualmente passar minhas férias de Janeiro até o Carnaval , com meu pai, numa cidade no interior do Estado do Rio de nome Farol de São Tomé, no município de Campos. Adorava, ficávamos hospedados na casa de uma prima com filhos da minha idade, explica-se porque sou temporão. Aliás vários primos e primas da minha idade. Todos residiam em Campos, parentes por parte de pai. Essa prima, mais velha , de nome Gilda, um doce de pessoa, costurava muito bem e fazia nossas fantasias, todas iguais. Fazíamos um mini bloco e gostávamos de brincar nos blocos de rua ou num clube de nome Náutico que existe até hoje. Nossa, que época gostosa, nos divertíamos muito de uma forma sadia ... feliz.
Isso tudo pra dizer que um dia já gostei de Carnaval, pulei, sambei, brinquei ... simplesmente.
Hoje, quando vou ao Sambódromo, no meu caso para trabalhar, fico impressionada com minha própria indiferença em relação a tudo isso. Me questiono se é o que chamam de Carnaval .... bem diferente do que vivenciei um dia.
Fico a imaginar essas pessoas da velha guarda de 70 , 80 anos, como pude presenciar, fazendo sacrifício de estar na avenida como se fosse uma questão de vida ou morte, passando por cima de suas limitações físicas, problemas de saúde para estar ali por 70 minutos. Para esses bato palma porque sei que estão ali de coração .
Hoje a manipulacão pela mídia é tamanha que chega ao cúmulo de ter que aguardar o término de novelas e/ou programas de tv para poder se iniciar o desfile das escolas de samba com toda a escola e bateria na já concentracão. Vai dormir com um barulho desses!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Presente Divino

O nascer de um novo dia Significa esperança, Recomeço, Mudanças, Crescimento. A noite se vai ... Tantas vezes Estrelada, Misteriosa, Mágica ... Levando todas as tristezas, Dores, mágoas, E desencantos. Aí, nasce o dia Lindo, Resplandecente, Aquecendo nossos corações. É o milagre da vida Um presente de nosso Pai. Poder iniciar sempre ... Um novo ciclo.

Analogia Matrix

Verificar ortografia
Willian Irwin em seu artigo aponta a presença de uma clara imagem bíblica e compara a história de Neo, protagonista do filme Matrix, a de Sócrates, destacando várias semelhanças. O herói intelectual paga com a vida sua persistente busca que é talvez a similitude maior.
O oráculo, as consultas e a epígrafe comum entre o templo de Delfos e a casa de consulta do subúrbio de Matrix, não deixam dúvidas sobre a pretensão dos irmãos Wachowski, roteiristas e diretores do filme. O diálogo entre o Oráculo e os tripulantes da nave Nabucodonosor é socrático. As respostas são efusivas e provocam mais dúvidas do que certezas. A sabedoria de Delfos pode ser captada nos diálogos e nas imagens. "Nada em excesso" é uma das lições: " Pegue um biscoito, o Oráculo diz a Neo, e não pegue alguns biscoitos ou pegue quantos biscoitos seu coração desejar". Neo não é"o" Escolhido, ele tem que se tornar "O Escolhido". Dependerá somente dele essa transformação. Neo precisa auto conhecer-se.
Irwin lembra outro momento da filosofia grega: o mito platônico da caverna. A prisão para a mente citada por Morpheus no diálogo com Neo. Tanto na caverna como na Matrix, os prisioneiros não sabem que são prisioneiros e nem desconfiam que exista outra realidade além daquela em que vivem. Um dia, porém, um deles é libertado das correntes e levado ao mundo exterior e, sob a luz do sol vê as coisas como elas são na realidade. Ao invés , de egoisticamente permanecer lá fora, o prisioneiro retorna à caverna para contar aos outros que acreditam que ele tenha ficado louco.
Sócrates, professor de Platão, é a figura do prisioneiro que volta, é estigmatizado como louco e morre por não querer retornar ao mundo da ilusão. A filosofia platónica do contraponto entre o conhecimento e a realidade; entre a matéria e a forma; a percepção pelo intelecto e pelo sentido perpassam em todo o filme.
Ao escolher a pílula vermelha, Neo segue o caminho menos percorrido, o caminho da audácia e da inconformacão. Irwin lembra o poema de Robert Frost : " ... escolhi o caminho menos percorrido e isso fez toda a diferença".

Matrix

Há cerca de 2 ou 3 anos atrás, assisti em casa por DVD a trilogia de Matrix, sequencialmente, assim que foram lançados para o público. Adorei os filmes que , a principio , parecia apenas ficcão científica, surrealista. Mas existe , para mim, uma simbologia impressionante por trás dessa história. Uma história dentro da história, a começar pela dualidade, a escolha entre a pílula azul ou vermelha? A própria analogia da Matrix com o mundo em que vivemos , nossos valores, a "normose" criada pelo sistema e a forma como ficamos aprisionados a ele como o gado que é conduzido ....
Mas existe a opção pela verdade, pelas coisas mais simples e verdadeiras, por valores que nos levam a ter dignidade, paz interior. Nada fáceis para nós que vivemos aqui, na crosta, com tantos apelos e uma lista do que se dever ter e ser para sermos "aceitos" no sistema.
Muito legal toda simbologia de Matrix, existem muito mais paralelos na história. A luta do Bem contra o Mal, todo o caminho de luta e auto conhecimento para se chegar a um final, verdadeiramente, Feliz. Vale a pena .... assistir ao filme.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Mar, As Montanhas

Durante muito tempo minha preferência era estar próxima ao mar , ouvir o som das ondas, contemplar simplesmente ou ficar o tempo todo dentro dágua ....."furando as ondas, "pegando jacaré".... adoro tudo isso ... sempre.
Nas férias, sempre, ia para lugares de praia . Quando meu filho era criança o levava à praia e procurava passar tudo isso em relação ao mar. Pegávamos jacaré juntos, castelos na areia, essas coisas deliciosas que compartilhamos com os filhotes. Hoje ele também é um apaixonado do mar e das montanhas.
Hoje, não me perguntem o porque o mar me passa uma certa inconstância, insegurança, sei lá. Pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Talvez seja apenas um reflexo da minha própria insegurança de viver aqui. Continuo adorando ir a praia, caminhar, olhar o mar, tudo isso ... mas há um certo medo que antes não existia ... e que somente acontece em minha cidade natal.
Por isso estou a buscar as montanhas, adoro! Sinto paz, segurança, uma forca imensa. Fico aterrada e isso é maravilhoso quando , na prática, por enquanto, tenho que estar aqui vivendo na Matrix.
As montanhas me inspiram , me sinto feliz!No mundo real, mais próxima de mim e das pessoas que amo. Essa é minha busca.

Ter Fé

Alguma vezes
Sinto uma angústia
Um aperto forte
Dentro do peito
Parece que vou enlouquecer,
Surtar,
Me perder,
Sei lá... Minha imaginação vagueia
Penso tantas coisas
E não sei como chegar.
Como cavalos selvagens,
Correndo livres, sem direção.
Buscando uma saída,
Um caminho a seguir. Aí, paro, respiro fundo,
Conto até dez, mil ...
Olho pra dentro
Busco e encontro Paz. Me aprumo
E sigo, novamente,
Ao encontro
Do meu norte.

Vôo Livre

Quisera hoje
Ser um pássaro
Ou quem sabe uma borboleta azul
Para voar livre
E te acompanhar
A qualquer lugar ...
E assim
Poder te amar
Sem tempo marcado
Simplesmente estando ao teu lado
E vivendo esse amor.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Praia do Aventureiro , Ilha Grande , Rj.

Ilha Grande - Aventureiro

Meu filho está a caminho de aventureiro. Uma praia maravilhosa , paradisíaca, situada no lado oceânico da Ilha Grande. Somos apaixonados pela ilha. Sua beleza natural, simples , rústica, tudo se completa harmoniosamente, céu, praias, montanhas. Um lugar onde conseguimos ser nós mesmos, descalços, livres de estigmas e máscaras. Deliciosa, vontade de não voltar mais pra a "civilização", é o nome dado a este lugar aqui... Ele me ligou assim que chegou a Angra e disse estar impressionado com a tristeza da cidade. Tudo "cinza", parecendo uma cidade fantasma. Todos lá ajudando ou tentando reconstruir suas casas, suas vidas.... Agora, estamos aqui , distantes de tudo isso , parece que nada aconteceu na Ilha de Bananal, no Rio de Janeiro, em São Paulo e por aí vai.... Irmãos necessitando de nossa ajuda ou pelo menos que oremos por eles e todos nós que vivemos com ataques de amnésia. Mas a natureza continua exuberante, sempre renascendo e dando a volta por cima. Por isso quando for possível conheçam esse lugar tão especial que é a Ilha Grande.

Anormal no Carnaval

Passei a noite trabalhando na Sapucaí , nos bastidores. Atrás dos holofotes , câmeras , mas à espera de ajudar alguém que tenha feito algum tipo de exagero ou outro problema de saúde. Incrível como é estar no meio da matrix e sentir-se alheia , desconectada. O Carnaval já não faz sentido algum em minha vida há bastante tempo. Sinceramente acho totalmente desnecessário, o que acrescenta verdadeiramente de bom e concreto em nossas vidas?? Faz parte da nossa cultura , será? Faz ou já fez? O Carnaval é bom para o turismo, para a político , para aqueles que adoram aparecer na mídia, os aspirantes sociais....enfim... Me senti um pássaro fora do ninho, se não fosse por meus colegas de trabalho e por adorar minha profissão teria sido quase insuportável uma noite ali, babilónia, de fato. As vezes penso que estou envelhecendo ou que não me adapto ao padrões de "normalidade" de nossa sociedade. Sim porque existe uma lista de exigências do que se deve ser , ter , para ser aceito como"normal"

Um Dia de Domingo

Sol ,
Praia ,
Frescor da manhã.
Brisa que acaricia ,
Som das ondas ,
Gaivotas bailando ,
Caminhar , divagar ...
Criancas brincando ,
Alegria estampada .
Bicicletas pra lá e pra cá ...
Encontrar amigos ,
Bater papo ,
Água de coco ,
Contemplar ...
Caminhar , Divagar ...
Meditar
Energizar
Que maravilha!

Aprendiz

Risco ,
Rabisco ,Alinhar à esquerda
Palavras ,
Frases ,
Poemas.
Tento ,
Invento
E até brinco ...
De letras !
Não importa.
Sou leitora
Não poetisa
Mas meu coração
É quem dita as regras
E escreve por mim.