terça-feira, 2 de novembro de 2010

Projeto Cão - Guia Para Cegos, por Cecília A Dias que faz parte do projeto

Assisti uma reportagem sobre os cães guia e achei impressionante o trabalho dos treinadores e a dedicação dos cães. Com certeza nenhum animal poderia fazer melhor esse trabalho do que nossos fiéis amigos os cachorros. Literalmente os deficiente entregam suas vidas, " de olhos fechados", para serem guiados por tão dóceis e confiáveis amigos. Abaixo uma explicação sobre o projeto descrito por uma das participantes.

"O Projeto Cão-Guia de Cegos é pioneiro e único no Brasil. Treina cães para ser guias de deficientes visuais, visando à integração do portador de necessidade especial à sociedade, facilitando sua locomoção, estimulando sua independência e elevando sua auto-estima. Quem dirige esse projeto é o Integra, uma organização não-governamental sem fins lucrativos.
Atualmente, o projeto possui plantel de 78 cães, entre cães-guia, cães em treinamento, reprodutores e filhotes em socialização. Já foram entregues 24 cães-guia nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.
O canil do Projeto Cão-Guia de Cegos está localizado numa área de 7.000 m², próxima à estação do metrô, na Academia de Bombeiros Militar do DF, em local privilegiado e de fácil acesso aos deficientes visuais.
Os cães escolhidos para o treinamento são da raça Labrador Retriever, por serem animais fiéis, inteligentes e de natureza amigável.
Os filhotes nascidos no Centro de Treinamento são entregues, aos dois meses de idade, às famílias voluntárias que cuidarão deles até um ano de idade. A família deverá passar pelo maior número de experiências possíveis com o cãozinho, saindo para passear a pé, de carro, ônibus e metrô, em diferentes locais, tranquilos e movimentados, tendo bastante contato com pessoas, entrando em lojas e restaurantes, participando de todos os acontecimentos. Saber comportar-se educadamente e tranquilamente em todos os lugares por onde andar é fundamental no seu futuro convívio social. Com um ano de idade, o cão volta ao canil do Projeto para iniciar o treinamento especial para guia, que dura, em média, de 6 a 8 meses.
A Lei Federal nº 11.126 garante livre acesso de usuários, treinadores e famílias hospedeiras com seus respectivos cães-guia a locais públicos e privados de uso coletivo, transportes urbanos, rodoviários e aeroviários, shoppings etc. Os cãezinhos em socialização são identificados com um lenço azul com a logomarca da Integra e do Projeto Cão-Guia no pescoço; já os cães-guia estão equipados também com um “arreio”. Os cães-guia ou os cães em socialização são extremamente dóceis e estão desobrigados do uso de focinheira. Portanto, não é necessário desviar do seu caminho ou ter medo.

O Projeto conta com o apoio de instituições como o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília, o Corpo de Bombeiros Militar do DF, a Polícia Militar do DF e empresas privadas em diferentes áreas de atuação".

Nenhum comentário: