sábado, 27 de novembro de 2010

Paz

A paz é branca
é uma bandeira
é uma pomba
é uma criança
brincando
sorrindo
livre
feliz.
A paz é boa
é ir e vir
é liberdade
é igualdade
é respeito.
A paz é branca
é ter dignidade
é ser cidadão
livre
feliz.
A paz é doce
é amiga
é irmã.

Cuidando da Alimentacão

Desde que abandonou a vida primitiva, o homem vem modificando intensamente o ambiente em que vive. Nesse processo houve alteração de hábitos alimentares pela introdução de substâncias tóxicas, alimentos excessivamente processados, irradiados, geneticamente alterados, além de consumo exagerado de gorduras, açúcares e sódio . Tudo com a finalidade de melhorar a aparência, o sabor e, sobretudo, a capacidade de conservação dos alimentos. Foram mudanças realizadas paulatinamente, porém sem a consciência de que tais atitudes poderiam ser nocivas à saúde.
Em verdade, a alimentação moderna tem conduzido não apenas a um desastre na saúde humana, mas também a uma série de problemas ambientais. Hipócrates já dizia que “as doenças atacam as pessoas não como um raio em céu azul, mas são conseqüências de contínuos erros contra a natureza”. Algumas formas de Medicina Alternativa e a milenar Medicina Chinesa consideram a saúde como um estado de equilíbrio. Um organismo, quando em equilíbrio, dificilmente adoece e, quando adoece, recupera-se com mais facilidade. Se a carência é nociva, o excesso também o é. Portanto, o princípio do equilíbrio, fundamento básico da Medicina Ortomolecular, deve ser resgatado. Uma alimentação de qualidade não só previne, como é um poderoso recurso terapêutico. Portanto, qualquer proposta terapêutica deve considerar o homem, seu ambiente, seus hábitos e sua qualidade alimentar.
Os nitratos representam grave problema para a segurança alimentar, principalmente porque podem se transformar em nitritos — quer durante a conservação dos alimentos entre a colheita e o consumo, quer dentro do aparelho digestivo. A possível síntese de nitrosaminas cancerígenas a partir de nitritos (provenientes, por exemplo, de pesticidas) e de diversas aminas, causa grande preocupação. A ingestão de altas doses de nitratos e nitritos pode causar câncer do estômago e do esôfago.
Os nitratos são especialmente perigosos para os bebês, porque causam uma grave doença do sangue que pode ser fatal. Também foram divulgados outros efeitos muito sérios sobre a saúde humana.
O alto teor de nitratos nos vegetais cultivados de maneira convencional é conseqüência da utilização maciça de adubos nitrogenados solúveis. A maior concentração de nitratos encontramos nos rabanetes, na beterraba, no espinafre, no salsão e na alface. Algumas outras hortaliças, como as batatas, contêm concentrações menores de nitrato, porém, consumidos em grande quantidade, podem tornar-se fonte importante de nitratos.
Os nitratos e nitritos são comumente usados como conservantes e colorantes para carne, embutidos e alguns derivados de peixe. Além disso, o excesso de adubos nitrogenados é encontrado nos lençóis freáticos, provocando um aumento constante e perturbador de nitratos na água potável. Em alguns lugares (principalmente na proximidade de criação de gado ou de amplas plantações com adubos químicos), essas águas "naturais" já se tornaram impróprias ao consumo, especialmente para o recém-nascido.
Há uma nítida relação entre a concentração de adubos nitrogenados solúveis (utilizados na agricultura convencional) e a quantidade de nitratos contida nas hortaliças. Alimentos orgânicos contêm bem menos nitratos, porque esses fertilizantes nitrogenados não são utilizados na agricultura orgânica. Além disso, o teor mais elevado de vitamina C, encontrado nos vegetais orgânicos, representa uma dupla garantia para a saúde do consumidor, já que a vitamina C é um inibidor muito eficaz da transformação de nitratos em nitritos.
Portanto, para obter boa saúde, é importante evitar alimentos e águas que contenham muito nitrato, principalmente para as crianças.
_____
Fonte :Resumo da palestra apresentada em Belo Horizonte pelo Dr. Jean-Claude Rodet, cientista canadense, e pesquisa web.

Vivendo

Tem céu,
tem sol,
tem mar,
tem gente
como a gente.
Passa pra lá,
passa pra cá...
Sem parar ,
a girar..
Mil voltas dá...
E assim vai
a viver
a amar
cada segundo
de vida.

Acordar

Acordei em paz,
Acordei feliz.
Está cinza mas
o sol está a brilhar.
Tem barulho
mas há o silêncio ...
da harmonia,
da esperança.
Maravilhoso é acordar,
de olhos abertos ou
de olhos fechados.
Tudo é possível.
Meu canário canta,
o dia nasceu ,
a vida renasceu.
E assim é...
Dia após dia ,
 não importa...

sábado, 20 de novembro de 2010

Tempo de Ser

Segundos,
Minutos,
Horas,
Dias,
Meses,
Anos...
Calendários.
O tempo?
Contar ?
Não mais...
Hoje, cumpro
o escrito,
o compromisso, apenas.
O tempo?
Não o sinto....
Vivo, cada hora ,
cada dia com fé
esperança e trabalho,
porque o sonho existe
e sua hora de ser
devo aguardar.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mudando Atitudes...

A poluição constante das águas do rio, do solo e do ar está causando muitos efeitos nocivos à nossa saúde e ao meio Ambiente. Muitos materiais podem ser reaproveitados. O plástico, vidro, papel e metais, podem ser reciclados e transformados em produtos novos, com um custo bem mais baixo ao consumidor.
Por isso, prefira sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação. Veja a seguir o tempo que cada material leva para se decompor:

Lixo                            Tempo de decomposição
Cascas de frutas------ de 1 a 3 meses
Papel----------------- 03 a 06 meses
Pano------------------ de 6 meses a 1 ano
Chiclete------------------------ 5 anos
Filtro de cigarro-----------------------de 05 a 10 anos
Tampa de garrafa----------------      15 anos
Madeira pintada-----------               15 anos
Nylon ------------------                    mais de 30 anos
Sacos plásticos ---------------          de 30 a 40 anos
Lata de conserva-------------           100 anos
Latas de alumínio--------------         200 anos
Plástico------------------                 450 anos
Fralda descartável-------------        600 anos
Garrafas de vidro--------                indeterminado
Pneu-----------                                indeterminado
Garrafas de plástico (pet) ------      tempo indeterminado
Borracha-------------                     tempo indeterminado
Vidro-----------                            1 milhão de anos

Na natureza todas as plantas e animais mortos apodrecem e se decompõe. São destruídos por larvas minhocas, bactérias e fungos, e os elementos químicos que eles contém voltam à terra. Podem ficar no solo, nos mares ou rios e serão usados novamente por plantas e animais. É um processo natural de reutilização de matérias. É um interminável ciclo de morte, decomposição, nova vida e crescimento. A natureza é muito eficiente no tratamento do lixo. Na realidade, não há propriamente lixo, pois ele é novamente usado e se transforma em substâncias reaproveitáveis.
Enquanto a natureza se mostra eficiente em reaproveitamento e reciclagem, os homens o são em produção de lixo.
Os ciclos naturais de decomposição e reciclagem da matéria podem reaproveitar o lixo humano. Contudo, uma grande parte deste lixo sobrecarrega o sistema. O problema se agrava porque muitas das substâncias manufaturadas pelo homem não são biodegradáveis, isto é não se decompõe facilmente. Vidros , latas e alguns plásticos não são biodegradáveis e levam muitos anos para se decompor. Esse lixo pode provocar a poluição.
A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza. Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens, a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro.
O tratamento do lixo doméstico no Brasil é realmente uma tragédia, 76% dos 70 milhões de quilos produzidos por dia, são lançados a céu aberto, 10% em lixões controlados, 9% para aterros sanitários e apenas 2% é reciclado. A realidade está mudando, hoje as pessoas que pensam um pouco mais neste planeta recorrem a alternativas que podem minimizar esta situação caótica. Pressione as prefeituras para adotarem a coleta seletiva como alternativa.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras “da hora”.

Curiosidades - Projeto Tamar

A missão do Projeto Tamar é proteger as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Com o tempo, porém, tornou-se evidente que o trabalho não poderia ficar restrito às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, reduzindo assim a pressão humana sobre as tartarugas marinhas.
As atividades são organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável. Desde o início, o Projeto desenvolve técnicas pioneiras de conservação e desenvolvimento comunitário, adequadas às realidades de cada uma das regiões onde mantém suas bases.
Ao proteger as tartarugas, promove também a conservação dos ecossistemas marinho e costeiro e o desenvolvimento sustentável das comunidades - estratégia de conservação conhecida como espécie-bandeira ou espécie-guarda-chuva.
Além das atividades de conservação dos ecossistemas marinhos, o Tamar se destaca também pelo trabalho de pesquisa, aumentando o nível de conhecimento sobre as populações de tartarugas marinhas. Os resultados obtidos são apresentados em congressos nacionais e internacionais, simpósios e workshops, e veiculados em jornais e revistas científicos.
Por meio de convênios e protocolos de cooperação técnico-científico com universidades brasileiras e estrangeiras, o Tamar realiza programas de estudos prioritários para conhecer melhor o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Entre eles destacam-se telemetria por satélite e padrões genéticos em áreas de desova e não reprodutivas, além de pesquisa de medidas mitigadoras para diminuir a captura incidental na pesca.

Anualmente, protege e monitora cerca de 20 mil desovas, com 900 mil filhotes liberados ao mar. Com a temporada de reprodução de 2009/ 2010, o Projeto atinge a marca de aproximadamente 10 milhões de filhotes nascidos sob sua proteção desde a fundação em 1980.
Também vem registrando a diminuição contínua do número de desovas transferidas. Mais de 70% dos ninhos permanecem nos locais originais de postura sem manipulação dos ovos.São transferidas apenas as desovas localizadas em praias de difícil monitoramento, em zonas urbanas ou com altas taxas de predação e erosão de praia.
Aprendemos com o Projeto que para preservar uma espécie é preciso respeitar todo o meio ambiente, porque não adianta auxiliar a reprodução da tartaruga se ela não tem um ambiente limpo para viver.

fonte: www.tamar.org.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Esperança é Verde e Amarela

O meu país tem muitas caras
tem muitas cores,
tem muitas falas,
muitas paisagens,
muitos olhares...
Riqueza humana,
nas artes, na música,
no artesanato, nos costumes.
no dia a dia de nossa gente.
No meu país há vários países.
Uma tela multicolor.
O meu país tem muitas vertentes,
tantos contrastes,
muita dor, muita pobreza...
e tanta riqueza, quanta alegria!
O meu país é o da esperança,
verde e amarelo,
das matas e do sol.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Agradecimento ao leitor anônimo.

Namastê. Quero agradecer a um leitor que infelizmentente não quisera se identificar, e de forma muito gentil e educada me mostrou um texto que postei em março de 2010 que seria de Fernando Pessoa o qual misturava também a opinião pessoal da redatora .Ou seja, não é o texto original.
Agradeço de todo o coração seu comentário e abaixo está o texto original de Fernando Pessoa .
Posso informá-lo que tenho dois livros de poesia desse grande poeta português mas com certeza o caro leitor ou leitora deve ter lido muitas obras .
Obrigada pela sua visita e participação.

Texto de Fernando Pessoa

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão."

fonte : pensador.uol.com

domingo, 14 de novembro de 2010

Em tudo há uma ... Lição de Vida

Estava lendo uma reportagem na internet (G1) ou melhor uma entrevista com Ingrid Betancourt.  Senadora e ativista anti corrupção franco colombiana, que permaneceu em cativeiro após ser raptada, durante seis anos(2002-2008), por um grupo guerrilheiro colombiano.
Um das partes de sua entrevista que me chamaram a atenção é sua mensagem de amor. De uma mulher que foi privada de sua liberdade de ir e vir, do convívio com a família e da sociedade , de ver seus filhos crescerem durante aquele período de tempo.
A pergunta feita à Ingrid pela jornalista foi ..." Que lição você tirou de tudo isso para sua vida pessoal?"
E Ingrid responde:
"Lembro quando estava presa em uma árvore – e foi um momento muito preciso porque lembro que estava chovendo – e havia pedido ao comandante que me deixasse ficar na barraca com meus companheiros, e ele não me autorizou. Eu tinha pedido que me soltasse para ir ao banheiro e ele me olhou feio e disse: ‘faça aí, na minha frente ‘. Nesse momento eu pensei ‘perdi tudo’, meus filhos, minha vida, minha mãe. Meu pai que estava morto parecia estar mais perto de mim do que todos os demais.
[...] Mas depois pensei ‘não, não tinha perdido tudo’. Havia algo que eu não tinha perdido, e era a decisão que podia tomar de dizer que tipo de pessoa eu quero ser. E eu não quero ser como eles. Não quero ser uma pessoa que mata outro para obter a liberdade, não quero ser alguém que odeia, não quero ser uma pessoa que saia da selva, se um dia sair, com rancor, sede de vingança. Pensei: eu posso definir isso.
E hoje em dia, quando tenho a liberdade de tudo, sigo sentindo que o mais importante é isso. E essa liberdade de definir quem se quer ser é uma liberdade que não se dá nas grandes decisões da vida, mas nos pequenos detalhes, em cada momento. Na maneira como uma pessoa dispõe de seu tempo. Porque acredito que o maior presente que uma pessoa pode dar a outra é seu tempo. Então é no amor que se coloca nas relações com os demais, no trato com os demais. Enfim, não acho que uma pessoa seja capaz de mudar o mundo, mas é possível mudar o próprio mundo, o seu interior, e quando mudamos o nosso interior, estamos mudando o mundo."

Sonho Meu

Tenho um sonho,
um sonho colorido, iluminado,
de paz, luz, amor...
alegria, muita alegria.
Um sonho de mão dadas, entrelaçadas.
Abraços, aconchego, amizade.
Um sonho com o frescor das manhãs,
das flores, das montanhas...
Um sonho de almas unidas, irmãs, afins...
Um sonho de trabalho, de nascimento,
de construção do ninho, da horta , do pomar
Sonho meu que a caminho estou a te encontrar.



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Na Terceira Idade


Viver mais não significa necessariamente viver com qualidade, atualmente com o aumento da expectativa de vida tem se discutido mais a respeito, a gerontologia(campo de estudos interdisciplinar que investiga os fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais e culturais relacionados com o envelhecimento do ser humano.), tem como lema “acrescentar vida aos anos e não apenas anos a vida”, ou seja, deve-se buscar envelhecer com qualidade de vida.
Segundo Berger o envelhecimento compreende dois processos: a senescência e a senilidade, a senescência é o envelhecimento inevitável, são as mudanças físicas, fisiológicas e cognitivas que ocorrem de forma gradual, com o passar do tempo, já a senilidade é o envelhecimento secundário resultante de doenças, abusos, afastamento das atividades sociais, falta de atividade física e estimulação cognitiva, de onde se concluí que este processo de envelhecimento depende do estilo de vida de cada um, um estilo de vida saudável implicará em um envelhecimento mais tranquilo, pois velhice não tem de ser sinônimo de doença ou inutilidade.
Alguns gerontólogos como Hawlor e Cantor, desenvolveram a teoria da atividade, segundo esta quanto mais ativos e mais funções desempenharem os idosos maior a longevidade e interesse pela vida.
        A OMS (organização mundial de saúde) define a qualidade de vida na terceira idade como a manutenção da saúde em seu melhor nível possível, em todos os seus aspectos, isso é tanto no aspecto físico, como no emocional, social e espiritual.
        No entanto podemos dizer que o conceito de qualidade de vida também é subjetivo, está ligado à auto-estima e ao bem estar pessoal. Pesquisas realizadas com idosos de vários níveis sócio-econômicos apontaram para alguns dos fatores relatados por eles como importantes para que se tenha uma boa qualidade de vida, são eles:
        “Sobre o conceito de qualidade de vida encontraram como resultados a valorização pelos idosos do bom relacionamento com a família, com amigos e da participação em organizações sociais; da saúde; de hábitos saudáveis; de se possuir bem-estar, alegria e amor; de uma condição financeira estável; do trabalho; da espiritualidade; de se praticar trabalhos voluntários e de se poder aprender mais.”
        Outros estudos apontam para a necessidade de atividades físicas e de lazer, para que através de uma vida mais ativa se busque o equilíbrio entre as limitações e potencialidades do idoso. Com o processo do envelhecimento ocorrem modificações fisiológicas normais, tais como a diminuição das aptidões físicas, ocorrem também mudanças psicológicas e sociais.
        A diminuição da atividade acaba gerando uma baixa na auto-estima, auto-desvalorização, o que acaba levando o idoso ao isolamento social.
        Muitas das vezes todas essas transformações relativas ao processo biológico do envelhecimento, juntamente com a discriminação e desvalorização do idoso pela sociedade acabam desencadeando um processo depressivo. Sabe-se hoje em dia que a depressão é uma das doenças mais comuns na terceira idade.

por Madre Teresa de Calcutá

"Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...
Mas o que é importante não muda... a tua força e convicção não têm idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiver viva, sinta-se viva.
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas...
Continue, quando todos esperam que desista.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Faça com que, em vez de pena, tenham respeito por você.
Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.
Mas nunca se detenha".

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Escolhas ...

A noite , o dia.
A lua, o sol.
O sim, o não.
O calor, o frio.
A luz, a sombra.
Um caminho,
outro caminho.
Escolhas,
nossas ... apenas.

Torne-se poético, por Osho

Um poeta vem a conhecer certas coisas que são reveladas somente em um relacionamento poético com a realidade.
No que se refere à esperteza mundana, o poeta é um tolo. Ele nunca se desenvolverá no mundo da riqueza e do poder. Mas, em sua pobreza, ele conhece um tipo diferente de riqueza na vida que ninguém mais conhece.
O amor é possível a um poeta, Deus é possível a um poeta. Somente aquele que é inocente o bastante para desfrutar pequenas coisas da vida pode entender que Deus existe, porque Deus existe nas pequenas coisas da vida: ele existe no alimento que você ingere, na caminhada que você faz pela manhã, no amor que você tem por seu amado ou por sua amada, na amizade que você tem com alguém. Deus não existe nas igrejas; estas não são parte da poesia, mas da política.
Torne-se mais e mais poético. É necessário ter coragem para ser poético; você precisa ser corajoso o bastante para ser chamado de tolo pelo mundo, mas somente então poderá ser poético.
E para ser poético, não quero dizer que você precisa escrever poesia. Escrever poesia é apenas uma parte pequena e não essencial de ser poético. Uma pessoa pode ser poeta e jamais escrever uma única linha de poesia, e uma outra pode escrever milhares de poemas e ainda não ser um poeta.
Ser poeta é um estilo de vida. É amor pela vida, é reverência pela vida, é um relacionamento sincero com a vida.

Projeto Cão - Guia Para Cegos, por Cecília A Dias que faz parte do projeto

Assisti uma reportagem sobre os cães guia e achei impressionante o trabalho dos treinadores e a dedicação dos cães. Com certeza nenhum animal poderia fazer melhor esse trabalho do que nossos fiéis amigos os cachorros. Literalmente os deficiente entregam suas vidas, " de olhos fechados", para serem guiados por tão dóceis e confiáveis amigos. Abaixo uma explicação sobre o projeto descrito por uma das participantes.

"O Projeto Cão-Guia de Cegos é pioneiro e único no Brasil. Treina cães para ser guias de deficientes visuais, visando à integração do portador de necessidade especial à sociedade, facilitando sua locomoção, estimulando sua independência e elevando sua auto-estima. Quem dirige esse projeto é o Integra, uma organização não-governamental sem fins lucrativos.
Atualmente, o projeto possui plantel de 78 cães, entre cães-guia, cães em treinamento, reprodutores e filhotes em socialização. Já foram entregues 24 cães-guia nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.
O canil do Projeto Cão-Guia de Cegos está localizado numa área de 7.000 m², próxima à estação do metrô, na Academia de Bombeiros Militar do DF, em local privilegiado e de fácil acesso aos deficientes visuais.
Os cães escolhidos para o treinamento são da raça Labrador Retriever, por serem animais fiéis, inteligentes e de natureza amigável.
Os filhotes nascidos no Centro de Treinamento são entregues, aos dois meses de idade, às famílias voluntárias que cuidarão deles até um ano de idade. A família deverá passar pelo maior número de experiências possíveis com o cãozinho, saindo para passear a pé, de carro, ônibus e metrô, em diferentes locais, tranquilos e movimentados, tendo bastante contato com pessoas, entrando em lojas e restaurantes, participando de todos os acontecimentos. Saber comportar-se educadamente e tranquilamente em todos os lugares por onde andar é fundamental no seu futuro convívio social. Com um ano de idade, o cão volta ao canil do Projeto para iniciar o treinamento especial para guia, que dura, em média, de 6 a 8 meses.
A Lei Federal nº 11.126 garante livre acesso de usuários, treinadores e famílias hospedeiras com seus respectivos cães-guia a locais públicos e privados de uso coletivo, transportes urbanos, rodoviários e aeroviários, shoppings etc. Os cãezinhos em socialização são identificados com um lenço azul com a logomarca da Integra e do Projeto Cão-Guia no pescoço; já os cães-guia estão equipados também com um “arreio”. Os cães-guia ou os cães em socialização são extremamente dóceis e estão desobrigados do uso de focinheira. Portanto, não é necessário desviar do seu caminho ou ter medo.

O Projeto conta com o apoio de instituições como o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília, o Corpo de Bombeiros Militar do DF, a Polícia Militar do DF e empresas privadas em diferentes áreas de atuação".

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Meu Mundo

Esse mundo que vivo
Vejo, sinto, procuro...
é tão lindo, intenso, colorido...
e ao mesmo tempo leve, pacífico.
Aqui me sinto em casa,
meu templo interior
tenho tudo que busco...
como é tão maravilhoso,
tão repleto de possiblidades,
de encontros, de vida, de alegria,
uma fonte etena do meu viver.
Meu mundo interior.