Segundo vário autores Yoga significa união, unificação, comunhão. A união do indivíduo com o Espírito Universal é yoga (Feuerstein, 1998; B.K.S. Iyengar, 2001;Hermógenes, 2001).
Yoga é o direcionamento total dos sentidos e pensamentos (mente) a um fluxo de estabilidade (Patañjali).
Yoga é a união do corpo com a mente, e da mente com a alma (B.K.S. iyengar, 2001).
O Bhagavad-Gîtâ (2.48) também define yoga como “equanimidade” (samatva). O termo sânscrito samatva significa literalmente “igualdade” ou “regularidade” e tem todos os sentidos derivados, entre os quais os de “equilíbrio” e “harmonia” (Feuerstein, 1998).
Em pleno século vinte e um, costuma-se pensar que o yoga é uma religião; outros afirmam que é uma ciência; muitos documentam que é uma filosofia; há ainda outros tantos que o consideram uma psicologia, uma terapia, uma fisiologia, uma dança, uma atividade física... E todos, de alguma maneira, vão considerá-lo uma forma de misticismo. Afinal de contas, os mistérios do Oriente povoam o imaginário coletivo de maneira quase sempre fantasiosa e envolta em ares de mistério.
Vários pesquisadores conceituados transformaram essa pergunta numa busca incessante que preencheu e continua a preencher toda uma existência. E, nesse sentido, o que todos os ramos e escolas de yoga têm em comum é o fato de estarem ligados a um estado de ser ou de consciência realmente extraordinário e especial, ao qual dá-se o nome de samádhi - também conhecido como iluminação, auto-realização e integração. A experiência desse estado tornou-se a meta do yoga de acordo com os seus mais variados ramos e sistemas. Portanto, yoga é samádhi - um estado que não se descreve, mas apenas se experimenta, se vivencia.
(Prof. Hermógenes)
Segundo B.K.S. Iyengar (2001), noventa por cento da humanidade sofre de algum modo, física, mental ou espiritualmente. A ciência do yoga ajuda-nos a manter o corpo tão limpo quanto à alma. O corpo é indolente, a mente é vibrante e a alma é luminosa. Os exercícios de yoga desenvolvem um corpo até o nível de mente vibrante, para que o corpo e a mente, tendo ambos se tornado vibrantes, sejam atraídos pela Luz da alma.
A ciência da mente é chamada de rāja-yoga; a ciência da inteligência,jnana-yoga; a do dever karma-yoga, e a da vontade, hatha-yoga.
Considere o termo “hatha” pelo prisma psicológico, abandonando o fisiológico apenas por um instante, e você perceberá melhor se o hatha-yoga é físico ou espiritual. “Há” significa “sol”, que é o sol do seu corpo ou seja sua alma; “tha” significa “lua”, isto é, sua consciência. A energia do sol nunca enfraquece; já a lua mingua todo mês e, assim, uma outra vez vem do vazio à plenitude. Neste sentido o sol que há em nós, a nossa alma, nunca enfraquece, ao passo que a mente ou consciência, que tira da alma a sua energia, tem suas flutuações, modulações, estados de humor, altos e baixos, como as fases da lua.
Praticar yoga, por conseguinte, é unir corpo e mente. Para pessoas instruídas, cultas, também é unir mente e inteligência; aos ainda mais instruídos e cultos, é unir corpo, mente e inteligência à profundidade da alma.
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