quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não Tenho Idade, Tenho Vida. - Por autor desconhecido

A velhice existe?Alguns de nós envelhecemos, de vez, porque não amadurecemos. Envelhecemos quando nos fechamos a novas ideias e nos tornamos radicais. Envelhecemos quando o novo nos assusta. Envelhecemos também quando pensamos demasiado em nós mesmos e nos esquecemos dos demais. Envelhecemos se deixamos de lutar. Todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o Mestre é o Tempo. A vida só pode ser compreendida se olharmos pra trás. Mas só pode ser vivida se olharmos pra frente. Na juventude aprendemos; com a idade compreendemos...Os homens são como vinhos: A idade estraga os ruins, mas aprimora os bons. Envelhecer não é preocupante. Ser visto como um velho, sim que é. Envelhecer com sabedoria não é envelhecer. Nos olhos do jovem arde a chama, nos do velho brilha a luz. Sendo assim, não existe idade, somos nós que a criamos. Se não crês na idade, não envelhecerás até o dia de sua morte. Não deixes que a tristeza do passado e o medo do futuro te estraguem a alegria do presente. A vida não é curta; são as pessoas que permanecem mortas tempo demasiado. Faça da passagem do tempo uma conquista e não uma perda.

Ai Quem Me Dera, de Vinícius de Morais

Ai, quem me dera terminasse a espera Retornasse o canto simples e sem fim E ouvindo o canto se chorasse tanto Que do mundo o pranto se estancasse enfim Ai, quem me dera ver morrer a fera Ver nascer o anjo, ver brotar a flor Ai, quem me dera uma manhã feliz Ai, quem me dera uma estação de amor Ah, se as pessoas se tornassem boas E cantassem loas e tivessem paz E pelas ruas se abraçassem nuas E duas a duas fossem casais Ai, quem me dera ao som de madrigais Ver todo mundo para sempre afim E a liberdade nunca ser demais E não haver mais solidão ruim Ai, quem me dera ouvir o nunca-mais Dizer que a vida vai ser sempre assim E, finda a espera, ouvir na primavera Alguém chamar por mim

terça-feira, 27 de abril de 2010

Amigos

Brincar,

Alinhar à esquerdaSorrir,

Conversar,

Confidenciar.

Viajar,

Bailar,

Cantar...

Estar junto

Mesmo distante.

Ombro com sabor de aconchego.

Sempre presente,

Sempre ouvinte.

Anjos,

Presentes divinos.

Amigos desta vida,

De várias vidas,

Eternos.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Criação

Mil ideias, histórias, lembranças.
Um turbilhão em minha mente.
Retratos do cotidiano,
Situações vividas, sonhos, fantasias,
Histórias de amor...
Críticas, poesias, divagações...
Tantas palavras, frases, fugazes...
Busco a pena, o papel...
Nem sempre é possível.
Catarse, insights.
Um turbilhão de emoções,
Prestes a entrar em erupção.
Clamando por nascer
Em frases e versos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Eu Juro

Eu juro,
Juro que quero acreditar,
Crer que tudo vai se transformar,
Que todos os sonhos se realizarão
E que nossa luta jamais será em vão.
Eu juro que acredito em minha intuição,
Procuro escutá-la mas as vezes vacilo,
Porque tudo é tão fugaz,
E as vezes me disperso na correria...
Pra sobreviver , pra viver ...
Eu juro que quero acreditar,
E porque sinto o amor em meu ser,
Que tudo é real em nossos corações, apenas.
Porque lá fora, só existe o caos,
Tudo é ilusão, dor, e a verdadeira felicidade,
Simplesmente, encontra-se escondida,
Para nós, a sete chaves, dentro de nós mesmos.

domingo, 18 de abril de 2010

domingo, 11 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

Por Quê as Montanhas?

Adoro as montanhas, por isso escolhi para título do blog. Nas montanhas me sinto feliz, em paz, conectada ao universo, à Deus e a mim mesma.
Estava lendo um livro de nome "A Semente da Mostarda " , de Osho, maravilhoso!, e achei um parágrafo que explica exatamente o que acontece... nas montanhas:
"Quando você vai para as montanhas, repentinamente sente um arrebatamento. De onde vem isso? Das montanhas? Não! Vem porque você colocou suas armaduras de lado, não há necessidade de ter medo. Quando você vai até uma árvore, derepente você sente a beleza. Ela não está vindo da árvore, está vindo de dentro de você. Mas, com a árvore, não há nenhuma necessidade de se proteger, você pode ficar à vontade, pode se sentir em casa. As flores não vão atacá-lo derepente; as árvores não podem ser um ladrão. Assim, quando você vai até as montanhas, a floresta, você põe de lado sua armadura.
As pessoas que vivem em contato com a natureza têm mais confiança. É por isso que não se pode conceber Jesus nascendo em Nova Iorque - quase impossível. E mesmo que ele nascesse lá, ninguém lhe daria ouvidos. Por isso ele nasceu numa época sem tecnologia, sem ciência, filho de um carpinteiro e viveu toda sua vida com pessoas simples, que viviam em contato com a natureza."

Viajando......

Há duas semanas atrás, assisti a uma palestra numa casa espírita, aqui no Rio de Janeiro, que costumo frequentar. Achei muito interessante a explanação que falava a respeito das dificuldades encontradas por Simão Pedro; quando discípulo de nosso amado mestre Jesus Cristo; suas fraquezas, inseguranças, dúvidas, falta de fé, inerentes a nós seres terráqueos. E da forma doce e sempre indulgente com que nosso mestre conduzia e compreendia essas angústias de nossa alma; nesse caso referente à Pedro.
O palestrante citou o grande e verdadeiro amor que Pedro tinha por Jesus e que mesmo assim, ele o "negou" por três vezes as vésperas de sua crucificação. Jesus de Nazaré, já sabia o que iria acontecer e entendia, desde sempre, nossas dificuldades, nossas limitações, nossas paixões.
Ele compreendia as prostitutas,assim como seus clientes e, também ,os que atiravam pedras... A hipocrisia, que acompanha todas as culturas na face da Terra. " Que atire a primeira pedra quem nunca pecou", quem nunca foi ausente, indiferente , egoísta, egocêntrico, vaidoso.... Nenhum de nós poderá jamais atirar qualquer pedra que seja se tivermos a coragem e ousadia de olharmos bem no cerne de nossa alma e nos encararmos de frente como num espelho.
Nossa!, como somos hipócritas, adoramos julgar e condenar os outros como se fossemos juízes e espíritos superiores, perfeitos... Como é tão difícil nos colocarmos no lugar do outro e tentar, ao menos, compreender... Respeitar momentos, dores, alegrias, dificuldades interiores, limitações físicas e emocionais, respeitar o silêncio.
Muitas vezes o que é fácil para alguém pode ser extremamente difícil para outra pessoa. Cada pessoa é única, com códigos genéticos diversos, constelações familiares e heranças diferentes, dores e cicatrizes vivenciadas por cada um. Várias pessoas podem estar olhando uma mesma estátua e descrevê-la, cada um, de mil formas diferentes; tudo vai depender do ponto de vista, do posicionamento, do ângulo em que se encontrem.
Assim finalizando, gostei muito da palestra porque tem a ver com todas as épocas de nossa humanidade. Nossas dificuldades interiores, de todos, e como é difícil, simplesmente, nos amarmos e ajudarmos sem julgamentos. Por mais conhecimento teórico e filosófico que tenhamos adquirido ao longo de nossa jornada, na prática , como é difícil, assim como foi para Simão Pedro, sermos irmãos. Nosso querido mestre, Jesus de Nazaré, nos deixou esse legado de amor, para sempre.

Nascer de Novo, de Carlos Drummond de Andrade

Nascer: findou o sono das entranhas.
Surge o concreto,
a dor de formas repartidas.
Tão doce era viver,
sem alma, no regaço
do cofre maternal, sombrio e cálido.
Agora,
na revelação frontal do dia,
a consciência do limite,
o nervo exposto dos problemas.
Sondamos, inquirimos
sem resposta:
Nada se ajusta, deste lado,
à placidez do outro?
É tudo guerra, dúvida
no exílio?
O incerto e suas lajes
criptográficas?
Viver é torturar-se, consumir-se
à mingua de qualquer razão de vida?
Eis que um segundo nascimento,
não adivinhado, sem anúncio,
resgata o sofrimento do primeiro,
e o tempo se redoura.
Amor, este o seu nome.
Amor, a descoberta
do sentido no absurdo de existir.
O real veste nova realidade,
a linguagem encontra seu motivo
até mesmo nos lances de silencio.
A explicação rompe as nuvens,
das águas, das mais vagas circunstâncias:
Não sou eu, sou o outro
que em mim procurava seu destino.
Em outro álguem estou nascendo.
A minha festa,
o meu nascer poreja a cada instante
em cada gesto meu se reduz
a ser retrato,
espelho,
semelhança
do gesto alheio aberto em rosa.

Tempo Perdido, Legião Urbana

O Tempo... Existe?

"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram-se 50 anos Se me fosse dado, um dia, uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas. Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais." (Mário Quintana)
O tempo, nós o criamos. Nos tornamos seus escravos. Vivemos correndo, cronometrados.
Somos escravos dentro de uma dimensão , nosso universo tridimensional, onde temos dificuldade de perceber quem está ao nosso lado, vivemos numa espécie de Matrix.
Para o universo, o tempo não existe, existe o infinito, atemporal, uma dimensão em que todos os seres são livres.

sábado, 3 de abril de 2010

Para Meu Pai

Obrigada por existir
Obrigada por compartilhar tua vida com a minha
Por um breve e eterno momento...
Obrigada por me ensinar, com atitudes,
O significado de doçura, carinho, amor, amizade.
Obrigada por demonstrar como podemos amar nossos filhos
Sem cobranças e julgamentos mesquinhos,
Cada um é o que é...
E quem ama confia.
Estou tentando aprender essas coisas e tantas outras...
Obrigada por ser meu porto seguro
Onde sabia existir acolhimento, amor.
Aonde estiver
Meu coração está com você.
Obrigada,
Te amo.

Sakura ou Flor de Cerejeira

No Japão, existe uma comemoração em homenagem às flores de cerejeira(hanami). Ela tem um valor simbólico tão importante quanto a bandeira nacional. Ela faz parte dos costumes mais apreciados e praticados no arquipélago. Quando chega a primavera, os japoneses se reúnem embaixo de seus galhos e fazem um piquenique, com direito a dança e cantoria.
A flor de cerejeira no Japão(sakura) é considerada uma metáfora para a vida, florescendo brilhante e seguidamente até a chegada do outono.
A flor de cerejeira é um símbolo da beleza feminina e sexualidade adicionalmente, e também é o símbolo chinês que simboliza o amor.
O desenho da flor de cerejeira tem seu significado no Bushido, o código do samurai, que leva a flor de cerejeira com seu emblema. O florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura japonesa, entretanto a flor enfraquece rapidamente e é espalhada pelo vento. Esta é a morte perfeita para um verdadeiro guerreiro que viveu com consciência constante e aceitação da filosofia Samurai e a natureza transitória da existência. A essência de Bushido, ou o Modo do Guerreiro, o verdadeiro Samurai. O lema de um samurai é : "Este é um bom dia para morrer". A flor de cerejeira como desenho de tatuagem é uma lembrança poderosa de que a vida , aqui na Terra, é passageira e nós temos que viver o presente e apreciar todo momento, se despertando, pois pode ser nosso ultimo suspiro naquela existência.

A Flor da Vida

Este símbolo é conhecido desde a mais remota antiguidade. Ele é bem conhecido em todo o universo, menos aqui, segundo alguns estudiosos do assunto como Drunvalo. Foi encontrado no teto do Templo de Osiris (Egito), em Massada (Israel), no Monte Sinai, no Japão, China, Índia e Espanha. Ele é o padrão da criação e da vida, em todo lugar. Cada molécula de vida, cada célula em nosso corpo conhece esse padrão. Segundo muitos mestres, não há nenhum conhecimento no Universo que não esteja contido neste padrão da Flor da Vida. Dizem que “todos os harmônicos da luz, do som e da música se encontram nessa estrutura geométrica, que existe como um padrão holográfico, definindo a forma tanto dos átomos como das galáxias.”
Ela é, também, um código secreto usado por muitas raças avançadas e por navegantes espaciais. O código da Flor da Vida contém toda a sabedoria similar ao código genético contido em nosso DNA. Esse código genético vai além das formas comuns de ensinamento e se encontra por trás de toda a estrutura da própria realidade.

Your Song, by Elton John

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pablo Neruda, É Proibido...

É proibido
É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.
É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por sua dúvidas e mau humor.
É proibido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,
Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como e fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que a vida delas valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.

Meditação, por Osho

Meditação é silêncio, "mente" significa palavras; o ser(self) significa o silêncio.
A mente não é nada além das palavras que você acumulou; o silêncio é sempre o que esteve com você, não é uma acumulação. Esse é o significado do ser. É a sua qualidade intrínseca.
No terreno do silêncio você continua a acumular palavras, e as palavras, no total, são conhecidas como "a mente".
Silêncio é meditação. Uma vez que você compreenda o que é meditação, as coisas se tornam muito claras. Caso contrário, você poderá continuar a tatear no escuro.
Meditação é um puro método científico. Na ciência você chama isso de observação, observação dos objetos. Quando você se volta para dentro, é a mesma observação, simplesmente dando uma volta de cento e oitenta graus e olhando para o interior. A isso chamamos meditação.
Meditação é um estado de clareza, não é um estado mental. Mente é confusão. A mente nunca é clara - ela não pode ser.
Os pensamentos criam nuvens ao seu redor - nuvens sutis. Eles criam uma névoa - e clareza se perde. Quando os pensamentos desaparecem, quando não há mais nuvens ao seu redor, quando você simplesmente está no seu estado de ser, a claridade acontece.
Então você pode ver de longe; então, você pode até ver ver o próprio fim da existência; então seu olhar se torna penetrante - até o próprio âmago do ser.
Meditação é clareza; absoluta clareza - de visão.

Mova-se da Mente para o Coração , por Osho.

A vida real está nos sentimentos. Pensar é algo falso porque pensamos sempre a respeito de alguma coisa, nunca a coisa em si. Você pode refletir sobre o vinho o quanto quiser, isso nunca o deixará bêbado. Você terá que bebê-lo, e o ato de "beber" envolve sensibilidade e emoção. Pensar é uma pseudo-atividade que nos deixa com a falsa sensação de que algo está acontecendo, quando nada acontece de fato. A melhor forma de nos deslocarmos do pensamento para o sentimento é respirar a partir do coração. Como não tem relação com o coração físico e sim com o corpo sutil, a sensação difere de pessoa para pessoa. O truque é inspirar profundamente pelo menos cinco vezes seguidas. Inspire e sinta o centro do seu tórax. A vitalidade, a vida, o divino, a natureza, tudo está derramado dentro de seu coração. Expire também com profundidade e sinta que você está mandando tudo o que recebeu de volta para o infinito, para o divino. Sempre que possível, repita essa técnica várias vezes por dia. Você vai ficar mais sensível a coisas que antes nem percebia. Sentirá mais odores e sabores, seu toque será mais intenso- você enxergará e ouvirá mais. Ao transferir a energia da mente para o coração, todos os seus sentidos se tornarão subitamente luminosos. Você começará a sentir a vida realmente pulsar em você, pronta para saltar e fluir.

Tudo Que Mais Amo....

Existem pessoas, lugares, sons, visões, sensações, energias... que fazem meu coração vibrar... de amor de paz de harmonia... pessoas especiais, que sinto sempre estiveram presentes em meu caminhar de hoje e de outrora . Numa cumplicidade, afinidade, amizade, ímpar. Lugares que me fazem sentir conectada com o universo, que me proporcionam paz, como em uma outra dimensão.
Sons, músicas , cores...
Pessoas que amo , anjos em minha vida, tudo que amo:
Amo meu filho, amigo, que ensino e aprendo muito mais ... obrigada.
Amo meus amigos, irmãos que escolhi(refere-se amigos e amigas)
Amo pessoas especiais que fazem parte da minha família
Amo alguém muito especial que não se encontra mais por aqui mas está sempre aqui.
Amo a natureza,
Amo o céu, o mar, o Sol
Amo as estrelas, o cosmos
Amo templos sagrados de paz, luz, que costumo ir...
Amo flores , florestas, cachoeiras
Amo música, cores, artes, livros
Amo a vida, aprendi a me amar.
Amo Deus.

Campos de Lavanda, Provence , sul da França

Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é o mais versátil, com muitas propriedades que vão desde a de analgésico, passando por antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante; até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. Sua propriedades, no entanto, podem ser mais bem resumidas nas de calmante e reguladora. Talvez a mais importante seja sua capacidade de restaurar estados de desequilíbrio( da mente ou do corpo). Sua composição química é muito rica, contendo ésteres , geraniol, linalol e muitos outros elementos importantes. Após um verão seco e quente, por exemplo, o óleo deverá apresentar uma proporção mais elevada de ésteres(calmantes) do que após um verão fraco, de sorte que a Lavanda cultivada nesta região apresenta sempre uma proporção mais elevada de ésteres do que as cultivadas em outras regiões.

Noites com Sol, de Flavio Venturini, linda!

Ouvi dizer que são milagres
Noites com sol.
Mas hoje sei não são miragens
Noites com sol.
Posso entender o que diz a rosa
Ao rouxinol.
Peco um amor que me conceda
Noites com sol
Onde não tem o breu
Vem me trazer o sol
Vem me trazer amor
Pode abrir a janela
Noites com sol e neblina
Deixa rolar nas retinas
Deixa o sol entrar.
Livre será se não te prendem
Constelações...
Então verás que não se vendem
Ilusões.
Vem que estou tão só
Vamos fazer amor
Vem me trazer o sol
Vem me livrar do abandono
Vem me aquecer nesse outono
Deixa o sol entrar.
Pode abrir a janela
Noites com sol são tão belas
Certas canções são eternas
Deixa o sol entrar...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa!, com carinho Paula.

Quero escrever sobre a Páscoa, iniciando sobre seu significado ao pé da letra. Para isso fui até a enciclopédia da internet: "A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta de muitos séculos atrás. O termo Páscoa tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia antiga este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach, cujo significado é passagem . Data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito para a liberdade na Terra Prometida. Na Páscoa os cristãos celebram a ressureição de Jesus Cristo depois de sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da era cristã. A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos é considerada, geralmente , um "seder do pessach"- a refeição ritual que acompanha a festividade judaica." Como não se emocionar ao falar de Jesus Cristo. Esse espírito de luz, que por amor, veio estar entre nós para nos ensinar tantas coisas... sobre Amor, Paz, Perdão, Humildade ... Mas o mais maravilhoso é que Jesus ensinou e vivenciou através de seus gestos e atitudes tudo que nos ensinava e ensina...sempre. Então Páscoa deve significar começo, inicio, de um novo tempo , de transformação, sempre, na tentativa de vivenciarmos e colocarmos em prática um pouquinho que seja de todo esse Amor que nos é ofertado infinitamente por Jesus Cristo. Obrigada , querido e amado Pai.

Como não comentar....

Pensei em escrever alguma coisa sobre o bigbrother, programa pelo qual tenho grande dificuldade em conseguir assistir. Acompanho através dos comentários de pessoas amigas, conhecidas. Mas o fato é que fico impressionada com a mobilização que existe do público que passa a dar opiniões e vivenciar o programa como se fizesse parte da sua "família". Seria maravilhoso se essa mobilização fosse, também, usada em prol de nossas vidas, nossos direitos como cidadãos.
Hoje estive no blog do Tico Santa Cruz, com quem me identifico bastante, muitas de suas ideias e como analisa situações.Gosto de sua forma clara, inteligente e crítica de escrever. Resolvi compartilhar com vocês o texto que ele escreveu sobre o programa:
"Não entrarei no mérito de discutir estratégias, recursos, amizades, falsidades ou qualquer outra relação com o programa que tem seu objetivo bem claro. Ganhar dinheiro, seja com o prêmio final por parte dos participantes, ou com o entretenimento que faz o público grudar na telinha todas as noites para vivenciar a novela da vida real. Poderia arrumar uma série de justificativas um tanto intelectualóides e rumar para a psicologia, psicanálise e citar nomes de pensadores e escritores importantes que adorariam ter um laboratório como este para estudar o comportamento humano. Talvez isso justificasse os super cultos a se legitimarem o programa. Bobagem, para isso também esta mesma pessoa deveria acompanhar o desenrolar da história pelo PPV que é o único meio que, creio eu ( não assisti por esse sistema ) não tem edições. Edições. Arma eficiente e indispensável para o lúdico do cinema, da Tv e de qualquer outro veículo de informação e divertimento. Um show sem edições, mostraria a plateia dispersa ou fria em diversos momentos. Por isso um DVD é gravado com câmeras apontadas para o público se aproveitando dos instantes em que este está mais entusiasmado para ser usado quando falta a mesma energia. Um programa de auditório que não está "Ao vivo" precisa de um animador para pedir a platéia que bata palmas, grite e aja feito macaquinhos amestrados para dar a impressão de que o tempo todo o pique do negócio não caiu e assim passar ao telespectador o encantamento necessário para estar satisfeito. O mundo é praticamente TODO editado, por isso considero que vivemos numa grande Matrix e por muito tempo lutei contra para tentar "despertar" as pessoas para estas funções, inclusive na política, nas notícias de jornais e etc. Contudo o relógio gira e trás o amadurecimento. Com amadurecimento passei a equilibrar melhor as coisas, deixei de ser radical, intelectualóide tapadão, como havia me tornado por obra do estreitamento da minha relação com a filosofia, literatura e com os estudos com os quais me envolvi. Voltei a assistir jogos de futebol, alguns programas de televisão e fazer coisas que inclusive criticava como veículo de alienação. Não deixei meus livros de lado, nem minhas ações sócio-políticas órfãs de minha disciplina e determinação, porém busquei aliviar um pouco a tensão diversificando meu leque de opções. Isso me fez bem. Dourado não dormiu tranquilo e nem vai dormir até a ficha cair. Muitos pensamentos atormentam aquele que alça o sucesso, que conquista uma grande vitória, que supera os que desdenharam, ridicularizaram e desacreditaram no andarilho rumo ao seu sucesso. Todos estes ingredientes quando se sabe usar a favor, se tornam um combustível muito poderoso e foi dele que suponho que Marcelo tenha se alimentado para vencer. O Big Brother mobilizou milhões de brasileiros, e jogou luz em temas importantes como a Homofobia, o machismo, a suástica tatuada no vencedor e uma série de outros que não passaram despercebidos pela grande maioria, tendo em vista que foi o mote explorado para o sucesso do programa. O fanatismo sempre foi obra do terror, em qualquer âmbito, seja religioso, seja cultural, comportamental. Tenho pavor de fanáticos que são capazes de fazer qualquer coisa por seus amuletos, seus gurus, seus Deuses, seus ídolos. Por isso opiniões radicais só servem para floreio em textos como este. Para defender uma opinião, uma causa é preciso vivê-la e neste aspecto respeito muito o ponto de vista de pessoas como o Jean Willys que bradou de todas as formas que teve suas considerações sobre o tema em questão. Outros Gays ativistas também se alinharam a uma mesma tese para defender seus direitos e se erraram, AO MEU VER, erraram apenas por confundir HOMOFOBIA com o direito de uma pessoa de não compartilhar do gosto pela mesma orientação sexual e EXPLICITAR SUA OPINIÃO PUBLICAMENTE. Homofobia é crime, tem uma lei transitando no congresso que em breve deverá (PRECISA ) ser aprovada tornando a agressão e a humilhação de homossexuais passível de punição legal e isso é de suma importância para defender os direitos de seres humanos que são sim, violentados por coexistir com desejos e orientações sexuais diferentes. Porém, definitivamente, Dourado não foi homofóbico, ao contrário, conviveu com as diferenças muito bem e espero que tenha aprendido com isso. É muito comum que qualquer pessoa que seja muito criticada e rechaçada tome uma postura defensiva e nesse momento torna-se comum também que enxergue em qualquer discordância com suas opiniões uma perseguição. É uma questão que deve ser tratada com muita atenção, sutileza e de forma inteligente para não confundir a reflexão de uma parte da população que em geral não se interessa por temas como esses. Aproveitando o momento e a luz que fora jogada por um programa de grande audiência e tal influencia vale a pena abordar com respeito e agir RACIONALMENTE para então, quem sabe, usar toda essa mobilização em prol do movimento Gay e não polarizar com quem já tem certa dificuldade em aceitar as diferenças. As ameaças que o Dourado fez na casa nos seus momentos de cólera, são muito comuns em milhões de lares do Brasil, grosserias, comportamentos condenáveis pela ordem da boa educação e até do bom senso, todavia, COMUNS, a diferença é que não há câmeras filmando os homens e mulheres em seus relacionamentos cotidiano . O que não é normal, volto a salientar, é partir da ameaça para a agressão. Usar a intimidação verbal para submeter outro indivíduo a uma condição humilhante e me corrijam se existiu alguma vítima ali. Todos mostraram suas faces, suas falsidades, suas máscaras, seus venenos e também mostraram qualidades e virtudes que montaram uma rede de identificações, nessa rede se formaram torcidas e toda torcida tem um bom percentual passional, o que acaba por cegar as análises e comprometê-las a um julgamento equivocado. Todos temos preconceitos. Quem não tem? Alguns assumem, outros disfarçam. Por termos em nossa condição humana o ato do julgamento imediato, isso nos impõe uma série de preconceitos que podem ser corrigidos se nos disponibilizarmos a conhecer melhor o objeto ao qual tecemos críticas. No entanto é preciso não confundir preconceito, com pré-conceito e com Gosto. Por fim, na movimentação que rende lucros a todos os envolvidos em editoriais sobre o BBB foi colocada a relação de Dourado com o Nazismo. Esse a meu ver foi o movimento mais grotesco. Hitler usou um símbolo a seu favor, subvertendo seu significado que é muito mais antigo do que sua insanidade. A suástica de Ganesha está presente na religião HINDU. Suástica em SÂNSCRITO significa "Boa Sorte". Quando pesquisamos sobre a suástica hindu, descobrimos que ela é tida como um símbolo da benevolência e da paz. Se antigamente, ela simbolizava a sorte, hoje é sinônimo de barbárie, crueldade e genocídio em quase todo o mundo. E como não é o forte de muitos jornalistas e de muitos brasileiros se APROFUNDAR nos temas que aborda, preferindo repetir apenas os paradigmas, a confusão se estabeleceu gerando INCLUSIVE ações do MP e das organizações judaicas. Todos os participantes do BBB sabem os prós e contras de entrar para "a vida pública". Hoje o Glamour e o desejo de se tornar uma celebridade tomou conta dos objetivos de vida de muitas pessoas. Se antigamente MUITOS jovens do sexo masculino ao serem perguntados sobre o que queriam ser quando crescessem, respondiam "Jogador de Futebol" sinalizando o desejo do reconhecimento e as meninas desejavam ser atriz ou modelo ( depois dançarina de funk ou axé ), hoje, aqueles que querem apenas a fama quando perguntados o que desejam ser quando crescerem apostam suas fichas numa chance de um reality show ou em ... ( editei ) E por parte do público. Espero que tenham a mesma disposição que demonstraram no BBB para as eleições no Brasil. Imaginem todas estas pessoas que pesquisaram detalhes sobre a vida dos participantes para usar como argumentos em suas empreitadas para angariar votos, fazendo o mesmo movimento, as mesmas pesquisas sobre os candidatos que teremos que escolher para os cargos importantes do país.... QUE MARAVILHA SERÁ! "( por Tico Santa Cruz)